domingo, 25 de julho de 2010

Nimes

Nunca havia ouvido falar dessa cidade ate quando descobri o Festival de Nimes enquanto buscava algum lugar para ver o show da Florence and the Machine. Foi o lugar mais " no meio do caminho " que encontrei, e me pareceu bem romantico assistir ao show numa Arena Romana.
Cheguei em Nimes no dia do show, descobri que tinha acabado a bateria da minha camera e claro, um show tao esperado nao podia deixar de ser registrado. Mas nao era somente carregar, antes teria que conseguir um adaptador que ate entao eu vinha usando dos meus colegas de quarto, mas em Nimes eu estava sozinha. Num hotel assustador. O hotel tinha carpete ate o teto, lustres enormes que eu quase batia a cabeca. E um elevador antigo com um senhor ascensorista importado direto de um filme de terror. e o barulho que o elevador fazia..Ui da ate frio na barriga de pensar. Nesse dia tive muitos pesadelos.
Sai para procurar o adaptador , fiquei praticamente andando em circulo o tempo todo buscando uma Fnac, e como estava do lado da Arena onde seria o show ouvi toda a passagem de som do Mika. Ate ai, nada me emocionou muito, eu nao estava muito preocupada com o Mika. Mas a verdade e que bem fiquei cantarolando Relax, Take it Eaaaaasy... o resto do dia.
Bateria carregada fui para o show. Achei que ia chegar cedo demais. Errei. Tinha uma multidao que eu nunca poderia imaginar, ja que ate o momento que fui pro hotel tomar banho a cidade estava vazia. Ate achei que eles faziam tambem a siesta.
Era muita gente. Familias completas. Muita crianca. Criancas minusculas, 3 a 7 anos. O que eles querem aqui? Eu pensava. Sera que vai aguentar?
A programacao comecou com um show timido mas muito bacana do Newton Faulkner. Tinha ate dado uma pesqueisada na vida dele, mas nao esperava um show tao gostoso. E a criancada la, fazendo o primeiro lanche da noite.
Quando a Florence entrou eu esqueci das criancas. Nao sei se elas gostaram ou nao. Eu quase chorei. Parecia que ela cantava so pra mim. Senti certa coneccao entre a gente. rs
O show foi bem curto, nem lembro de ouvir Kiss with a Fist. Nem gosto muito, mas saberia se tivesse ouvido. Mas valeu cada segundo. E ate o desentendimento que tive com uma vizinha porque eu devia estar cantando muito alto.
Quando o show acabou a " vizinha" arriscou um ingles sofrivel me perguntando se eu pretendia me comportar assim tambem durante o show do Mika. Eu respondi. Quem e Mika querida? Ok, fui grossa mas tinha que ter uma atitude, ela ja devia ter falado varios palavroes que nao pude me defender. Depois disso tive que mudar de lugar, porque a situacao entre a gente nao ficou das melhores. Fui pra cima da Arena, la no alto, de onde eu podia ver bem a criancada novamente. E uma outra surpresa. Tinha uma ala enorme so com deficientes fisicos. Mas enorme mesmo. Fiquei pensando se seria um evento beneficiente e talvez aquelas criancas todas fossem de uma creche. Faria muito mais sentido. Bom, ate agora nao sei sobre os deficientes. Mas as criancas me surpreenderam.
Comecou o show do Mika e aqueles franceses blases desceram do salto. Nunca vi tanta paixao em massa.
E as criancas dancaram e cantaram e pularam cada um dos 120 minutos de show. O show foi demais mesmo. O Mika falava so em frances com o publico, o que pra mim nao era tao interessante, mas valeu pela felicidade que isso despertava no publico.
Sai de la apaixonada pelo Mika. Acho que ate os deficientes cantavam. E outra coisa interessante. A tarde enquanto procurava o adaptador me esbarrei com um grupo enorme de portadores de Sindome de Down. Eles sao bastante familiar pra mim, nao pude deixar de ver que estavam bastante animados e determinados como um grupo exemplar em excursao pelo sul da Franca. Mas ai vem mais uma surpresa da noite. Quase no final do show, entra um grupo de pessoal muito fantasiados, todos com mascaras de bonecos, fazendo uma performance simples de passagem pelo palco. Eram eles! A excursao de Downs! Eu quase chorei. Tudo bem que choro com tudo, mas esse dia realmente foi especial. A noite estava linda, as pessoas muito felizes. O lugar era maravilhoso. Eu olhava pro ceu e via minhas estrelas, no horizonte via a silhueta daquelas arena maravilha naquela noite pouco escura. E as criancas sorriam sem parar.
Sou fan do Mika desde esse momento. Ele com certeza e um cara especial.
Nunca me esquecerei do coro gritando:

" We are not what you think we are.
We are golden. We are golden"

Pra quem quiser conhecer o simpatico Newton Faulkner:
http://www.myspace.com/newtonfaulkner ( Ouca: Dream Catch Me)

Mas a Florence ainda e minha preferida. So pra constar.

Nenhum comentário: