quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O quintal

Para minha avó.
Eu era mais nova, ela era tudo que eu queria ser. Legal, carismática, talentosa e fazia sucesso com os meninos. Eu não era nada disso. Nada. Só tinha o quintal da casa da minha avó pra oferecer em troca da sua amizade. O quintal era grande. Isso era.
Minha avó dizia pra eu ficar tranquila, porque eu tinha o maior quintal e eu era a mais bonita. Mas eu não queria brincar sozinha naquele quintal enorme e eu sabia que ela mentia sobre minha beleza. Talvez ela até acreditasse nisso.
Um dia apareceu na cidade uma família de fora. De São Paulo. Mudaram-se pra lá. Eles eram muito finos . E eram amigos da minha avó. Nascia a minha chance de conquistar algo com isso.
A filha dessa família era pouco mais velha que eu. E muito bonita. Ia fazer sucesso com os meninos. Sem dúvida. Eu precisava agir logo.
- Vó, me leva pra almoçar com eles? E fomos. Eu gastei toda minha carisma, e claro, levei meus melhores brinquedos. Mas ela já tinha tudo. No final da tarde eu era a melhor amiga dela da cidade.
Quando foi pra escola pela primeira vez eu era sua única amiga. E aquele dia foi o meu reinado. Eu era amiga da menina de fora. Da menina mais nova na cidade. Só eu a conhecia, e ela veio falar comigo no recreio, sem eu ter que ficar rodeando pra chamar atenção, como eu costumava fazer com todos.
Nesse dia, aquela amiga que eu tanto idolatrava, passou a me dar valor. Ela me chamou, pediu informações sobre a menina nova e disse que podíamos entrar no seu time de queimada, se quiséssemos muito. Eu disse que tava com o pé dolorido. Charme. E a menina nova ficou sentada do meu lado. Não jogou também. Ela era o meu tesouro. Minha força. E eu começava a pensar que isso não poderia acabar nunca. E eu não tinha um plano.
Uma semana depois eu já achava o meu tesouro um pé no saco. Ela era menininha demais. Queria pentear meu cabelo e me passar batom. Eu não tava afim. Mas isso não era problema. Porque a minha meta havia sido alcançada. Minha amiga antiga, a talentosa, passava todo dia na minha casa para caminharmos juntas até o colégio. Eu me sentia o máximo. Parecia que eu tinha até crescido uns centímetros.
A menina logo se tornou comum na cidade. Ela era muito chata na verdade. Mas mesmo assim todos os meninos “gostavam” dela. Nunca entendi os meninos.
Porque a minha amiga só me deu valor depois que outra deu? E porque isso acontece com tudo e com todos? Nesse caso eu não gostei da amiga nova.

Um comentário:

Menina Magrelinha disse...

quem é a amiga?? não lembro disso...mas, lembr bem do quintal enorme da sua avó, e das tartarugas e de mais um monte de coisas!

a principio sem planos para 30 de outubro, alguma sugestão?

Saudadeeee