quarta-feira, 30 de abril de 2008

condominio fechado na lagoa dos ingleses

Odeio anúncios de vendas de lotes em condominios fechados. Famílias perfeitas passeando em volta de uma lagoa numa tarde de sábado, piqueniques às sombras das grandes árvores (plantadas já grandes), crianças sorridentes nos balanços dos parques, e os pais também sorrindo, fingindo que empurrar os guris nem dói as costas.... eu tenho uma família feliz, sorrio enquanto balanço meu filho mas não moro em condominio fechado e nem suporto essa imagem de felicidade dentro dos moldes perfeitos.
O que mais me incomoda no mundo são os moldes e padrões, eles me perturbam porque me afligem. Sou livre de muitos, mas outros tantos ainda me perseguem. Todos que me perseguem envolvem outro ser, tudo aquilo que envolve uma segunda pessoa, no singular ou no plural, me deixa bem tensa. Relacionamento e técnicas de aproximação são os carros-chefes dos meus pesadelos.
Mas quem sabe, tudo isso é um bom sinal, sinal de que estou viva e tenho vontades. E como diz meu mestre Schopenhauer, a vontade move a vida, e enquanto ela existir estaremos livre do tédio.
Mas nada disso importa, é só uma introdução ao nada. Um vago pensamento que começa a virar palavras, mas que ainda não diz nada. Onde quero chegar tá bem longe desses condominios, não muito longe dos balanços dos parques, e por enquanto, só dentro da minha cabeça e nuns rascunhos em caderninhos.
Hercules and the love affair é perfeito pra pensar nisso tudo; nisso tudo que eu nem disse o que é. Diria, sem pensar muito, que são reflexões sobre a visão e a postura provinciana da sociedade ... mas não sei bem, não organizei meus pensamentos em palavras, embora eu pense a partir delas (!).
Fica aqui registrado o começo de um pensamento de BoBos como eu ou como você, não importa, de burguês e boêmio "todo mundo" tem um pouco.
Because I feel blind, because I feeeeel blind...

Um comentário:

engelmann disse...

Nosso mestre Schopenhauer!! Os moldes são ridiculos mesmo... ainda mais esses "financiados" pelo capitalismo... acham que junto com os comodos da casa vendem a felicidade da família... o q sabemos q não é bem assim... e o pior são os que fingem e se colocam nesses "arquétipos"...
gostei do seu jeito de escrever...

"o convencional e o modismo são pragas da evolução, limitam os indivíduos a se tornarem "isômeros" que mesmo tendo estruturas( ideais, classes) distintas acabam refletindo a mesma imagem, no espelho da incapacidade da auto-valorização e da evolução..."

beeeijos