domingo, 18 de julho de 2010

Barcelona

" In December drinking horchata
I'd look psychotic in a balaclava
Winter's cold is too much to handle
Pincher crabs that pinch at your sandals"

Ok, é julho, mas pra mim é dezembro.

Vim pra Barcelona contrariada, queria ficar em Berlin, gostei muitos dos dias pseudo-turisticos que fiquei lá, acho que sou desse tipo. Turista que nao gosta de fazer turismo.
Antes de chegar em Barcelona tenho uma bela sensacao, acho que perdi totalmente o medo de aviao. Gracas a duas criancas fofas que vieram do meu lado brincando muito, muito felizes e divertidas. E tambem a equipe de bordo que passou todo o voo fazendo brincadeiras, piadas, até fizeram uma danca no lugar daquela demonstracao de como evitar a morte, se é que é possivel. Bom, aquela atmosfera me embalou e de repente notei que nem sei ao certo do que tanto eu tenho medo.
Enfim cheguei. Um calor dos demonios, a cidade tem gente em todo lugar que comporte um ser humano. Com dois dias aqui já fiz quase todos os passeios importantes, Sagrada Familia, coisas do Gaudi, Praia, MACBA, Museo Picasso e muitas caminhadas pela cidade. Tenho tentado formar uma opinao sobre a cidade, mas ainda nao consegui. Pra mim o melhor é a comida, o Gaudi a lingua (nao o catalao, o espanhol)e o fato de ter manifestacoes musicais em todos os cantos. Está acontecendo uma festa famosa da cidade o GREC, e fico sempre me esbarrando com alguma programacao do festival. Ontem mesmo numa praca tinha uma banda i-d-e-n-t-i-c-a ao Brasov, tudo bem que eles nao sao nada vanguardistas, mas esse brasov catalao usava ate os mesmos modelitos e o vocalista era parecido com o... esqueci o nome do cantos do Brasov.
Bem, entre umas e outras manifestacoes ouco de longe na praia um som gostosinho, numa lingua que me parecia muito familiar, e um violino de arrepiar.
O nome da Banda é Valentine and the true Believers (http://www.myspace.com/valentinethetruebelievers) eles sao de Hamburgo. Muito bom o som. Eles estao fazendo um tour de rua pela Europa, eu bem fiquei com vontade de seguir eles. Eu quero fazer um Tour de rua também, posso tocar minha unica musica intercalando com uns covers de moldy peaches e da florence. É ia ser perfeito. Pra mim pelo menos. Se bem que o copinho de moeda mais cheio que vi em Barcelona `foi de um cara cantando Djavan. Pra esse publico eu poderia tocar.... Alcapone!
Seja a musica que for é sempre surpreendente encontrar esses artistas pelas ruas. Eles fazem seus proprios instrumentos, vivem sujos, mas sempre emocionam. Teve uma mulher no trem que levou 2 euros meus só porque tava tocando com um violao faltando duas cordas e seguia fazendo os acordes normalmente como se elas tivessem ali, o som era horrivel, mas a voz dela era ótima, e as cancoes, puro romance. Quase chorei.
Fora o excesso de turistas, Barcelona é bem interessante.
Fui a missa. Na verdade queria só poder entrar até o final da Catedral de Barcelona, mas estava tendo missa e aproveitei. Nao consegui me concentrar nem por um segundo no padre, porque havia Tvs de Plasma por toda a igreja, transmitindo a cerimonia. Isso é normal? Pode ser né, afinal nao vou a igreja ha anos. Mas pra mim nao funciona, missa é uma coisa antiga e que tem que ser tradicional. Cruzes. Se bobear tinha até cabine com traducao simultanea. Ahhh, e mais estranho ainda, no lugar daquele monte de velas que as pessoas costumam colocar na entrada da igreja, tinha uma bancada lacrada com vidro com um monte de velas falsas!! e vc pode acender suas lampadas colocando 1 Euro na maquina. Meu Deus! O que deve valer mesmo é a intencao, ninguem nunca disse que Deus é contra tecnologia, eu que sou um pouco.
Uma coisa muito bacana> na praia tem chuveiros legalizados pra todo lado e eles tem um mecanismo que é dificil manter ligado, vc tem que fazer certa forca. E se soltar desliga. Porque ainda temos aqueles chuveiros ilegais super anti-ecologicos nas praias do Rio?
Acho que musica e sustentabilidade sao meus assuntos prediletos...

Nenhum comentário: